Em agosto, a CAIXA Cultural Curitiba oferece uma rica programação voltada para crianças e adolescentes, proporcionando diversas opções de lazer cultural. As atividades também incentivam a participação familiar, promovendo experiências únicas entre pais e filhos.
Caixa de Histórias
Ciclo de contação de histórias aos sábados pela manhã, das 11h às 11h50, voltado para o público infantil. As atividades ocorreram no Foyer, sendo necessário fazer inscrição prévia através deste link.
Essa iniciativa faz parte do compromisso do setor educativo em formar e expandir o público infantil por meio da oralidade, narrações de histórias e promoção da literatura brasileira.
Cada sábado, é apresentado de 3 a 4 histórias, seguindo o seguinte cronograma:
- Nos dias 03/08 e 10/08, a contação foi realizada por Vinícius Mazzon.
- Nos dias 17/08 e 24/08, a contação ficou a cargo de Samara Rosa.
As histórias foram escolhidas pelos profissionais com base na faixa etária do público presente no dia do evento, a partir de um repertório previamente selecionado para o público infantil.
Floresta Encantada
Na capital paranaense, após passarem por Salvador, Recife e São Paulo, os artistas Ceci Soloaga e Ygor Marotta, que formam o duo VJ Suave, convidam o público para uma viagem ancestral através da realidade virtual. Nesta experiência, além de ver a instalação artística real, os visitantes fazem um passeio virtual à Floresta Encantada e interagem com seus personagens. A exposição fica em cartaz até o dia 22 de setembro.
Combinando animações 3D e tecnologias de última geração com saberes de povos indígenas, os artistas apresentam um mundo que responde aos gestos e movimentos do usuário. Ao colocar os óculos virtuais, o público é transportado para uma floresta de energias místicas e elementos marcantes da cultura, fauna e flora brasileira, onde podem percorrer um percurso e estabelecer relação com os personagens e objetos.
Jogar Verde pra Colher Maduro
Exposição assinada pelo grupo Em-cadeia, composto pelos artistas Barbara Haro, Isabela Picheth, Luiz Moreira, Luiza Urban e Priscilla Durigan. A mostra apresenta os trabalhos individuais dos artistas produzidos recentemente, destacando as similaridades e diferenças entre eles, e considerando sua convivência e diálogo nos últimos anos. A exposição fica em cartaz até o dia 22 de setembro.
O nome da mostra, Jogar Verde pra Colher Maduro, se apropria de uma expressão popular para indicar uma estratégia de comunicação, sendo uma metáfora para o fazer artístico e a recepção do público, além de refletir o processo de institucionalização de jovens artistas. Com curadoria de Ricardo Ayres, que acompanha o grupo desde sua formação, a exposição apresenta trabalhos em diversas linguagens, com destaque para o hibridismo entre os processos e materiais.
Celebração aos 80 anos de Paulo Leminski
O local reúne uma série de eventos especiais para comemorar o mês que marca os 80 anos de nascimento do poeta curitibano Paulo Leminski. Com oficinas, palestras e vivências que celebram a vida e obra do artista, será possível compreender e conhecer as principais influências e realizações do escritor.
No dia 31, tem Contação de Poesia baseada em seu livro infantil “O Bicho Alfabeto”. A obra é uma coleção de poemas curtos de Leminski, ilustrada por Ziraldo, que leva o universo lúdico infantil a uma aventura pelas letras e pela literatura. Durante a contação, as crianças poderão participar ativamente, utilizando carimbos de letrinhas para criar suas próprias poesias, explorando o lúdico e a criatividade.
O Bicho Alfabeto: contação de poesia para crianças, acontece das 11h às 11h50 e tem duração de 50 minutos. É indicada para crianças a partir de 6 anos e tem limite de participação de 20 vagas. Inscrições neste link.
fonte: CAIXA Cultural Curitiba
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.