Os dias frios e do inverno na capital paranaense ganham todo ano uma paisagem mais colorida com a temporada das cerejeiras – também chamadas de “Sakurás”. Anualmente, a florada tem início no começo de julho.
As primeiras mudas de cerejeiras vieram pra Curitiba direto do Japão, há cerca de 25 anos. Por lá, a árvore carrega um valor que vai além da beleza: é símbolo de prosperidade. Além disso, como a sakura desabrocha na primavera, é tida como uma espécie de antecipação da colheita de arroz.
Confira alguns locais para apreciar essas lindas paisagens:
Calçadão da Rua das Flores (Rua XV de Novembro)
As lindas cerejeiras estão presentes no calcadão da cidade, em um pequeno trecho entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Barão do Rio Branco, na altura onde estão a Lojas Marisa e a Renner, bem no centro da cidade.
Jardim Botânico
Um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba, está localidado no bairro Jardim Botânico, e as cerejeiras estão entre o estacionamento do parque, e os arcos do portal de entrada, onde está um corredor com diversas árvores dos dois tipos de cerejeiras.
Praça do Japão
Construída em homenagem aos imigrantes japoneses que chegaram à cidade a partir de 1910, a praça do Japão, no bairro Batel, é uma área arborizada de 14 mil metros quadrados onde se encontram espalhadas 30 cerejeiras enviadas pelo império nipônico, e seis lagos artificiais nos moldes japoneses.
Parque Tanguá
Um dos principais parques de Curitiba, conta com 250 mil metros quadrados, e está localizado no norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Inaugurado em 1996 e construído onde existiam duas pedreiras desativadas nos anos 70. O parque, ganhou o apelido da população como “o mais parque mais bonito da cidade”, pela sua beleza única e vistas de tirar o fôlego. E claro, no primeiros dias de julho, é possível contemplar a beleza da florada das cerejeiras no Parque, localizadas na entrada principal antes do espelho de água.
Praça Tsunessaburo Makiguti
Localizada no Bairro Jardim das Américas, a Praça Tsunessaburo Makiguti tem sido um dos locais mais procurados para conferir o cenário cor-de-rosa. São cerca de 70 cerejeiras, distribuídas entre os nos 5.240 m² do local, que desabrocham simultaneamente nessa época do ano.
Avenida Anita Garibaldi
A florada das cerejeiras em Curitiba também pode ser apreciada ao longo da Avenida Anita Garibaldi. Por lá, as cores ganham ainda mais vida no contraste com o asfalto e o céu cinza do inverno curitibano.
Com cerca de oito quilômetros de extensão, a avenida corta ao menos sete bairros e as flores são responsáveis por trazer mais beleza no trajeto. Pedestres e motoristas que passam por ali durante a florada têm o privilégio de apreciar as copas rosadas que contornam as calçadas.
Além disso, sentar em um dos restaurantes e lanchonetes ou frequentar o comércio da região traz uma possibilidade extra: a de fazer um clique especial.
Avenida Sete de Setembro
No dia 06 de junho, a Prefeitura de Curitiba deu início ao mais novo corredor de ônibus colorido da cidade. As primeiras mudas de cerejeiras japonesas foram plantadas na Avenida Sete de Setembro, altura da Praça do Japão, entre os bairros do Batel e Centro. Serão plantados 500 exemplares da espécie até a Rua Tibagi, no sentido Centro, numa extensão de 2,8 quilômetros.
fonte: Hotéis Deville/Gazeta do Povo/Prefeitura de Curitiba