O Natal já está logo aí! E é fato que nesse período, a quantidade de publicidade infantil aumenta (e muito)!
Por isso, o Criança e Consumo, inciativa criada pelo Instituto Alana, para debater a publicidade infantil e apontar caminhos para minimizar e prevenir o consumismo, separou algumas dicas para famílias e cuidadores aproveitarem o Natal sem consumismo infantil.
Confira abaixo:
1. Fortaleça as tradições familiares – ou crie novas!
Chame as crianças para ajudar na decoração da casa ou no preparo de uma receita e construa memórias que marcam essa data pelo afeto, não pelo consumo.
2. Promova trocas de brinquedos
Incentivar as crianças a trocarem brinquedos com irmãos, primos ou amigos é uma forma de ganhar “novos” intens e ressignificar os presentes.
3. Ofereça presença, vivências e natureza
Já pensou em presentear as crianças com experiências na natureza? Ajude a espalhar a ideia de que “um brinquedo diverte, a natureza liberta”!
4. Equilibre o tempo de tela com o tempo lá fora
Nessa época, empresas aumentam ainda mais a quantidade de publicidade infantil na internet e na TV, mas uma maneira de reduzir a exposição das e crianças a esses apelos comerciais é aumentando seu tempo na natureza!
5. Defenda o fim da exploração comercial infantil
A publicidade infantil é ilegal! Empresas que ainda insistem nessa prática devem ser punidas e você pode ajudar denunciando no site do Criança e Consumo sempre que encontrar uma.
fonte: Criança e Consumo