Neste ano, os livros do Leia vão ser destinados para quem mais precisa!
A campanha Leia para uma Criança, do Itaú Social, distribuirá neste ano 2 milhões de livros físicos para organizações da sociedade civil, escolas públicas, secretarias municipais de educação e outros órgãos públicos que trabalham com crianças de 0 a 6 anos, de modo a priorizar as famílias mais vulneráveis, e apresentará em sua estante digital, em outubro, o inédito e interativo A Coceira da Centopeia, da autora Bruna Lubambo, da editora Caixote.
Os títulos escolhidos foram Enquanto o Almoço Não Fica Pronto, de Sonia Rosa, com ilustrações de Bruna Assis Brasil, da editora Zit, e Os Olhos do Jaguar, de Yaguarê Yamã, com ilustrações de Rosinha, da editora Jujuba.
Enquanto o almoço não fica pronto
Escritora: Sonia Rosa
Ilustradora: Bruna Assis Brasil
Editora: Zit
Hum… está sentindo o cheirinho? Comida boa vem aí. Enquanto o almoço não fica pronto, que tal conhecer um pouco da vida desta família, que cultiva, em seu lar, a união, o amor e a harmonia?
Os olhos do jaguar
Escritor: Yaguarê Yamã
Ilustradora: Rosinha
Editora: Jujuba
No povo Maraguá, as histórias são contadas para as crianças pelos malylis (pajés) dentro da mirixawaruka (casa das lideranças da comunidade). O livro apresenta uma dessas histórias e um pouco da cultura deste povo, utilizando, inclusive, palavras em maraguá.
A escolha de obras de qualidade é uma marca da campanha Leia para uma Criança desde o início, há 11 anos, que tem o objetivo de incentivar a leitura de um adulto para e com uma criança como oportunidade de favorecer e criar vínculos. São analisados texto, ilustração e como essas duas linguagem interagem entre si, entre outros aspectos que se traduzem na qualidade literária.
“Para esta edição queríamos obras que valorizassem histórias, pessoas ou culturas negras e indígenas. Trabalhamos com essa temática há algum tempo, mas agora houve uma valorização ainda maior. Há poucas obras dessa natureza, apesar de boa parte da população ser preta e parda. Precisamos dar acesso a elas”, afirma Angela Dannemann. Desde o início, a campanha já distribuiu mais de 60 milhões de livros físicos para famílias e organizações de todo o país.
Para 2021, houve uma mudança importante no programa. Antes, as famílias podiam pedir os títulos diretamente. Agora, os livros físicos estarão disponíveis para organizações sociais e entidades públicas, que podem fazer a solicitação pelo site e entregá-los às crianças. Todas as outras famílias leitoras poderão acessar as obras na estante virtual. “Enfrentar desigualdade social é também ofertar literatura de qualidade”, diz Angela.
O Leia para uma Criança começou a oferecer livros digitais em 2016, na estante digital, que se tornou o principal ponto de contato com o programa. Depois, eles passaram a ser oferecidos pelo Instagram e pelo WhatsApp. Hoje, são 16 os títulos digitais.
Para livros físicos, consulte o regulamento e realize sua solicitação aqui. Caso a solicitação seja aprovada, a instituição ou secretaria receberá um kit (composto por dois livros) para cada criança de 0 a 6 anos atendida ou matriculada.
O acervo de livros digitais continua disponível gratuitamente para ler a qualquer momento e de qualquer lugar, neste link.
fonte: Itaú Social/Estadão