Embora geralmente os confetes sejam feitos com papel reciclado, existe um porém: geralmente ainda são vendidos em sacos plásticos, um dos principais poluentes que causam impactos destrutivos à natureza.
Assim, que tal otimizar os recursos e propor à criançada a criação de seus próprios confetes ecológicos em casa ou em sala de aula?
A proposta sugerida pela greenMe é reciclar e reutilizar materiais, como: papel, folhas de revistas e jornais antigos, folhas secas e pétalas. Produções sustentáveis que não agridem o meio ambiente, já que são materiais biodegradáveis e não poluentes.
Confira que bacana!
Como fazer o seu próprio Confete Ecológico
1. Confetes de papel
Materiais:
- jornais velhos
- revistas ou folhetos de supermercados e lojas
- papel de embrulho ou de presente
- pedaços de papelão, cartolina e folhas de papel que sobraram após algum trabalho de escrita ou artístico
- tesoura
- furador de papel
Modo de fazer:
Para fazer os confetes, basta cortar os vários tipos de papel em tiras de cerca de 2-3 cm de largura, e sobrepor algumas – o suficiente para conseguir utilizar o furador para fazer o clássico confete redondo.
Existem furadores para fazer confetes com formatos diversos como coração, estrelas, flores, entre outros. Quando os confetes estiverem prontos, guarde-os em sacos ou envelopes de papel para serem utilizados no momento do festa.
2. Confetes rústicos de folhas secas
Materiais:
- folhas secas
- furador de papel
Modo de fazer:
Aqui, a primeira missão será coletar folhas secas na natureza, parques, ruas, ou praças. E isso pode ser feito com as crianças, com os cachorros, enfim, com uma expedição familiar. Após a coleta, a próxima etapa é confeccionar os confetes rústicos de folhas secas.
Como os confetes de papel, os de folhas secas devem ser perfurados com furador convencional ou os especiais, que perfuram em várias formatos. Lembre sempre de incentivar os pequenos a utilizarem sacos ou envelopes de papel após prontos.
3. Confetes de pétalas de flores
Materiais:
- pétalas de flores
- furador
- bandeja ou prato
- assadeira
- papel manteiga
Modo de fazer:
Se você tem flores que lhe foram dadas de presente ou plantadas no jardim ou em vaso, e já estão despetalando, aproveite as pétalas para fazer confetes. Para isso, colete as pétalas, coloque-as em uma bandeja ou prato e as deixe secar em um peitoril da janela ou ao ar livre, para desidratarem ao Sol.
Outra forma de desidratá-las é colocá-las em um desidratador ou forno, principalmente se o dia estiver nublado.
Para desidratar no forno, basta forrar uma assadeira com papel manteiga, colocar as pétalas por cima e deixá-las secar por cerca de 10 minutos, a 180°, até que fiquem ressecadas.
Ao esfriarem, você pode esfarelá-las um pouco, furá-las com o furador ou, ainda, dependendo do tamanho das pétalas, usá-las no formato in-natura.
São ou não ideias de um Carnaval mais econômico, sustentável e ecológico? Nós do Muralzinho acreditamos que muito além de aproveitar esse momento lúdico para brincar de fazer confetes, item imprescindível na maior e mais tradicional festa popular de nossa cultura, os pequenos vão desenvolver a criatividade e as habilidades motoras, assim como e principalmente, noções de cidadania e consciência ambiental. Desejamos um excelente Carnaval a todos vocês!