No próximo dia 22 de novembro, às 22h30, o documentário Yvy Poty – Flores da Terra, produzido pela Rede Marista de Solidariedade, será exibido pela primeira vez na televisão. O filme evidencia como as políticas implementadas na região de Dourados (MS) conduziram ao longo dos anos a um cenário de sistemáticas violações de direitos, que afetam diretamente as crianças indígenas. Além das dificuldades de acesso a condições básicas, como alimentação, educação e saúde, a perda das referências culturais tem comprometido a perspectiva de vida de meninas e meninos, levando a situações extremas como o suicídio.
De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Buhrer, o documentário é uma contribuição à urgência do debate e das tomadas de decisão necessárias para a proteção e o desenvolvimento integral das crianças e jovens Guarani e Kaiowás. “Ao promover uma escuta dos indígenas, de atores da rede de atendimento local, de organizações da sociedade civil e outros profissionais sobre questões sociais, políticas, culturais e identitárias, percebemos que os serviços públicos muitas vezes ainda ampliam o distanciamento com a cultura de origem e desconsideram as especificidades étnicas. Isso não é novidade para aqueles que trabalham todos os dias com essa população, mas talvez seja algo novo para pensarmos como sociedade”, afirma Juliana.
O nome do documentário é uma referência à visão de mundo dessa etnia. “Quando Deus fez a terra, o sol, a água, as estrelas, a mata e os animais, ele mandou o Guaranis e Kaiowás para admirar sua obra e nos deu o nome de Yvy Poty, porque nós somos as flores da terra”, explica o índio Anastácio Peralta, professor e coordenador de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Dourados, em um trecho do documentário.
O Canal Futura está disponível na TV paga pelos canais 35 (Oi TV), 534 HD e 34 (NET e Claro TV), 434 HD e 34 (SKY TV) e 68 HD e 24 (Vivo TV). Além disso, todos os conteúdos ao vivo e on demand podem ser acessados também pelo FuturaPlay.
https://www.youtube.com/watch?v=SO1BffDoNQQ
fonte: NQM