Compartilhar histórias por meio da leitura, contribuir para a ampliação do repertório cultural das crianças e incentivar o hábito de ler é o convite que a Fundação Itaú Social e o Itaú Unibanco fazem ao realizarem a campanha “Leia para Uma Criança”.
Neste ano, o projeto chega a nona edição e disponibiliza duas obras exclusivas: “O Tupi que Você Fala”, de Claudio Fragata, e “Leo e a Baleia”, de Benji Davies.
A campanha distribuirá gratuitamente 3,6 milhões de exemplares das obras que compõem a coleção. Também serão distribuídos exemplares em braile e letra expandida e outros para leitores com outras deficiências.
Para participar, basta entrar no site oficial do projeto neste link aqui e preencher o cadastro. Feito isso, os livros da coleção serão enviados sem custo para o endereço solicitado, junto com um material da fundação sobre os benefícios da leitura.
Em 2019, 600 mil kits do “Leia Para Uma Criança” serão enviados pelo Itaú Social a crianças matriculadas na rede pública de municípios considerados de alta vulnerabilidade, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.
Conheça melhor as obras:
Guri, pipoca, saci, guaraná, abacaxi. Podemos não perceber, mas é comum falarmos tupi. As palavras de origem indígena fazem parte do nosso cotidiano e as crianças descobrirão que vários alimentos, animais e plantas têm nomes dados pelos índios. Claudio Fragata revela de forma divertida que todos temos um pouco em comum com os primeiros habitantes do nosso país. As ilustrações de Maurício Negro complementam o texto, de forma que as palavras desconhecidas possam ser apresentadas aos pequenos leitores. O livro mostra às crianças que nosso português traz influências de outras culturas e aguça a curiosidade dos pequenos a descobrir a origem das palavras.
Leo e seu pai vivem em uma casa perto do mar. Todos os dias, o pai sai cedo para trabalhar como pescador, e o menino passa o dia na companhia de seus gatinhos. Certa manhã, após uma forte tempestade, Leo encontra uma baleia na areia da praia e a leva para casa, pensando em ter uma companhia para ouvir suas histórias. Ele tenta manter a nova amiga em segredo, mas o plano não dura muito tempo, porque seu pai a encontra escondida na banheira. O gesto de Leo muda a vida dos dois, que se unem para levar a baleia de volta para o mar. Mas a partir daí, a amizade entre pai e filho se fortalece.
Para essa edição, a iniciativa conta com campanha assinada pela agência DPZ&T, que realizou, pela primeira vez, uma campanha com história real. O protagonista é Thompson Vitor, que passou em 1º lugar no exame do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em 2015. Morador de Paço da Pátria, na Zona Leste de Natal (RN), ele vivia com sua família. A mãe, Rosângela Marinho, trabalhou por muitos anos como catadora de lixo recicláveis. Enquanto buscava os materiais que ajudavam no sustento, ela também procurava por livros descartados, os levava para casa e lia as histórias para seus filhos. A persistência de Rosângela levou Thompson a cursar Química na Universidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos.
Foram feitos dois filmes – um contado do ponto de vista adulto, a mãe, que imagina um futuro promissor para seu filho; o outro segue a visão da criança, ilustrando a consequência da leitura. Produções audiovisuais sensíveis e sensacionais! Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=By6CfVDPLwY
Mais informações sobre a edição deste ano do “Leia Para Uma Criança” estão disponíveis no site oficial da campanha, que você confere aqui.
E agora ficou ainda mais fácil continuar despertando a imaginação das crianças onde estiver. Envie um WhatsApp para o número (11) 98151-1078 e o Itaú te encaminha livros digitais.
*imagem destaque extraída de vídeo da campanha 2019