Em comemoração aos seus 326 anos, a capital paranaense ganha um cinema de rua. Localizado na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, no Centro, o Cine Passeio é inaugurado com a proposta de retomar a concepção cinematográfica curitibana do século passado, ser um espaço de formação audiovisual e um local de inovação na área da economia criativa.
Nova unidade da Fundação Cultural de Curitiba dedicada à linguagem audiovisual, como a Cinemateca e o Cine Guarani, o Cine Passeio tem duas salas de exibição de filmes com sessões diárias: Luz e Ritz, assim denominadas em referência aos dois antigos cinemas mantidos pela Fundação Cultural – o Cine Luz, que funcionou na Praça Zacarias e depois na Praça Santos Andrade, e o Cine Ritz, que ficava na Rua XV de Novembro.
Com capacidade para 90 pessoas, as salas possuem os mais modernos equipamentos de projeção e sonorização existentes no mercado. São dotados de tecnologia para recepção de filmes em formato DCP (digital cinema package), com alta qualidade de desempenho, possibilitando inovação ao setor audiovisual.
Além das duas salas e como parte da tradição dos anos 1920, o local também conta com uma área dedicada às ações de formação, o Espaço Valêncio Xavier, homenagem ao escritor, cineasta e criador da Cinemateca de Curitiba, falecido em 2008; a segunda unidade do Worktiba, primeiro coworking público do Brasil criado para atender a necessidade de pequenos e microempreendedores. Esta unidade terá como foco a economia criativa, o audiovisual e a inovação; uma área para cursos com foco audiovisual; uma cafeteria e um cinema a céu aberto no terraço com sessões a meia-noite e matinês aos domingos. Esse local também poderá ser utilizado para atender eventos ligados à economia criativa (design, moda autoral, gastronomia).
Com curadoria do crítico de cinema Marden Machado e do cineasta Marcos Jorge, a programação do centro cultural pretende oferecer um mix equilibrado de filmes autorais e comerciais, dando maior visibilidade para a indústria brasileira.
Outro ponto importante de destacar é que além de trazer de volta à cidade a proposta dos cinemas de rua como alternativa à profusão de salas em shopping centers, o Cine Passeio se insere em programas de revitalização do centro histórico da cidade, e atualmente no programa Rosto da Cidade, lançado pela Prefeitura Municipal de Curitiba para recuperação de espaços culturais.
Suas portas foram abertas ao público no dia 27 de março, quando a Rua Riachuelo ficou interditada, pois, a festividade teve início do lado de fora do prédio. A própria fachada, totalmente branca, se transformou em uma tela para a projeção de imagens que fazem referência à história do cinema mundial, incluindo cenas da cinematografia curitibana. O evento tem direção e roteiro de Edson Bueno e trilha sonora inédita do produtor musical e sound designer Vadeco Schettini.
Pensando nas crianças, a agenda do Cine Passeio conta com exibição de filmes infantis nas matinês de domingo, que ocorrem duas vezes por mês. Confira na seção Programe-se do Muralzinho de Ideias como será a exibição de Tito e os Pássaros, agendada para este domingo (31) e se inspire a conhecer e curtir o local com os pequenos.
fonte: Fundação Cultural de Curitiba