A partir de sábado, dia 22 de setembro, quem passar pela trincheira da Rua Treze de Maio, no bairro São Francisco, em Curitiba, vai se deparar com o primeiro Mural sobre mobilidade urbana da Capital.
A data de lançamento é dedicada ao Dia Mundial Sem Carro. Como forma de celebrar e promover uma reflexão sobre locomoção, o artista visual Luiz Gustavo Vidal entrega, a partir das 10h, uma intervenção artística, na fachada do antigo Edifício 13 de Maio, localizado em uma das principais vias centrais da cidade.
A obra, dedicada a Poty Lazzaroto, faz parte de uma série de produções sobre mobilidade urbana que reúne diversos desenhos à mão, pintura e arte digital. O Mural contará com 7 metros de altura, por 7 metros de largura.
O artista curitibano utilizou na obra de arte superfícies variadas e cores fortes, trazendo movimento e intensidade ao seu trabalho. A partir da observação da relação entre homem, animal e locomoção, Vidal transformou pernas e patas em rodas de traços velozes e marcantes.
Para confecção do Mural, foram utilizados 1.250 azulejos e mais de mil horas de queima em fornos. A produção durou 2 anos e contou com a colaboração dos artistas Elvo Benitto Damo e Maria Helena Saparolli.
A inauguração do Mural Mobilidade Urbana contará com a presença de autoridades e apresentações musicais, como a tradicional Banda Lyra, a Orquestra de Ladies e o grupo Lenhadores da UFPR.
Sobre o artista
Luiz Gustavo Vidal é artista visual, desenhista, ilustrador, gravador e realizador de arte urbana. Tem participado de diversas mostras não só como artista, mas também na qualidade de Curador. Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, da Comissão Especial de Cultural e Arte do Conselho Federal da OAB e da Comissão Cultural da OAB/PR. Vidal tem sua vida pessoal e profissional direcionada às artes desde a infância, onde iniciou seus estudos de pintura e SE manteve atento e intuitivo, desenvolvendo pesquisas e observações “in loco” em Nova Iorque, Los Angeles, Miami e San Francisco – cidades que exercem forte influência em sua personalidade artística. Como advogado, especializou-se na questão dos direitos autorais em artes visuais.