Até 10 de setembro, o Memorial de Curitiba exibe uma atração imperdível para o público. Uma exposição sobre os 150 anos do Santos Dumont com uma réplica da aeronave Demoiselle. A original foi criada pelo “pai da aviação” em 1907 e serviu de modelo para diversos projetistas, sendo um dos menores e mais baratos aviões da época.
A réplica
A exposição em parceria com o Aeroclube do Paraná foi aberta dia 04/08 e pode ser visitada até 10 de setembro no Memorial de Curitiba. Ela faz parte das celebrações dos 150 anos de Santos Dumont, completados no dia 20 de julho.
“Santos Dumont é uma figura muito importante para a cultura e o turismo do país, além de todas as suas contribuições para a aviação. Uma homenagem assim faz com que todos, principalmente as crianças, valorizem mais os feitos dele e visitem esse espaço no Centro Histórico de Curitiba”, explica a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra, na abertura da exposição. Também compareceram a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, e o vereador Rodrigo Reis compareceu.
A réplica de Demoiselle em exposição no Memorial de Curitiba foi construída em 1997 pelo Aeroclube do Paraná com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet), hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Pai da aviação
Alberto Santos Dumont foi a primeira pessoa no mundo a projetar e construir um balão dirigível, que chegou a decolar e contornar a Torre Eiffel, em Paris. Um dos mais marcantes feitos do aeronauta brasileiro foi a invenção do 14-Bis, primeiro avião da história da humanidade.
fonte: Prefeitura de Curitiba
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.