O canal Futura, em parceria com o UNICEF no Brasil e a Childhood Brasil, estrearam este ano uma nova etapa do projeto Crescer Sem Violência – iniciativa que visa disseminar informações de qualidade e metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência sexual contra crianças e adolescentes – a série de interprogramas “Que Corpo é esse?”
O objetivo da série é alertar educadores, pais, responsáveis, e principalmente, crianças e adolescentes, sobre o conhecimento do próprio corpo, a importância do autocuidado e do respeito ao direito à sexualidade.
Os episódios estrearam na TV no mês de maio e entram na programação durante os intervalos. Com uma linguagem simples e de fácil entendimento, a série de animação retrata uma família tipicamente brasileira, os Vila Cesar, que vivenciam situações e conversam sobre assuntos importantes para o desenvolvimento sexual dos seus cinco filhos e suas diferentes etapas de vida. Dividida em três micro séries, voltadas para faixas etárias diferentes, são apresentadas situações que vão desde a descoberta dos órgãos sexuais na primeira infância, passando pelos dilemas da puberdade até temas mais complexos com as relações abusivas.
Os episódios estão disponíveis no Futura Play e você pode conferir aqui.
Por que o assunto preocupa
Entre 2011 e 2017, o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações gerais de violências sexuais contra crianças e adolescentes, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. A maioria das ocorrências ocorrem dentro de casa e os agressores são pessoas do convívio das vítimas, geralmente familiares.
Os dados do Disque 100 – Disque Direitos Humanos são ainda mais assustadores. De acordo com eles, mais de 120 mil casos de abuso sexual e violência contra criança foram registrados no país entre os anos de 2012 e 2015. Isso equivale dizer que pelo menos três ataques aconteceram por hora. O que isso significa? Que infelizmente a violência contra a criança é uma realidade no país.
Para tentar reverter esses números e zelar pela segurança dos pequenos, o canal Futura desenvolve o projeto Crescer Sem Violência.
A ação contempla produção de conteúdos inéditos sobre o assunto e ações presenciais de capacitação de educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente. Durante esse período, mais de 5.000 profissionais em 400 municípios brasileiros já foram formados pelas ações do projeto, que já tratou de temas como o abuso e a exploração sexual.
O Muralzinho de Ideias reforça que violência sexual é crime. Caso você suspeite de algo, pode denunciar anonimamente através do Disque 100 – Disque Direitos Humanos, também através do número 180 ou recorrendo ao Conselho Tutelar mais próximo.