No último sábado, 11/03, a Fabrik’art e a Escola Semeador do Saber promoveram um encontro de educadores na capital paranaense. Luciane Motta, da Casa do Brincar de São Paulo, foi a responsável por propiciar e conduzir a reflexão dos sedentos aprendizes sobre o brincar e a educação.
Confira aqui o relato dos educadores Guga Cidral e Adriana Butturi, que estiveram presentes nesse evento lindo e, como nós, se inspire a refletir também.
Adulto brinca?
Brinca.
A casa aberta, enfeitada, florida e cheia de vida. Foi assim que fomos recebidos no último sábado pela Escola Semeador do Saber e Fabrik’art. Muitos sorrisos, reencontros e a sede em aprendermos mais sobre nosso ofício.
Ser professor é estar em constante postura de aprendizado. Educar o educador é tarefa que enternece a alma, acalenta sonhos, realiza o impossível.
É emocionante olhar os “olhares” curiosos, gentis e ávidos.
Presentear educadores com o melhor que se possa oferecer. Esta foi a semeadura que começou com os saberes de Luciane Mota, que dividiu conosco sua fantástica experiência na Casa do Brincar. Dentre outros, Luciane falou acima de tudo sobre sensibilidades, sobre o brincar orgânico e o quanto ele influi na construção da infância potente, feliz e capaz de vencer desafios.
O encontro nos permitiu também construir pontes conversando um pouquinho com os educadores sobre os Territórios de Aprendizagem e o brincar como uma ferramenta valorosa de construções, criações, liberdade e significados.
Foi realmente inspirador! Permitir que a criança aprenda por si mesma, acreditando em seu potencial e que a nossa tarefa enquanto educadores, seja oferecer o ambiente preparado e seguro para que este aprendizado aconteça e floresça no tempo certo, foi o resultado do nosso sábado ensolarado e gentil.
imagens: UV Studio