Brincar na rua, na praça, em casa, na escola, na natureza… brincar e reencantar a infância.
Vem aí mais uma Semana Mundial do Brincar! É hora de sensibilizar e mobilizar famílias, educadores, adultos e brincantes de todas as idades para que ofereçam tempo e espaço ao brincar das crianças.
A Aliança pela Infância, comemorando seu 15º aniversário em 2016, propõe para a Semana Mundial do Brincar um tema ao mesmo tempo lúdico, como não poderia deixar de ser, e reflexivo: O Brincar que Encanta o Lugar.
O tema busca chamar atenção para a necessidade de se abrir espaços para o brincar. A ideia é que famílias, educadores e adultos em geral mantenham e nunca percam o encantamento de seu olhar sobre a infância, que estimulem e propiciem lugar e tempo para a criança brincar.
As atividades são abertas, promovidas voluntariamente por pessoas, grupos e organizações sensíveis ao encantamento das crianças. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, que envolvem música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações. O importante é que se trata do brincar livre, com brinquedos não estruturados, em que as crianças encantam o lugar com suas brincadeiras.
Como sempre, a ideia é que a Semana seja um estímulo para um ano inteiro bem brincante. Defendendo que o adulto nunca perca o encantamento de seu olhar sobre a infância, a Aliança propõe que se dê espaço e tempo para a criança brincar. Que seja uma Semana estimulante para o brincar em todo lugar, com um generoso acolhimento para que as crianças possam, com sua criatividade e imaginação, encantar ruas, praças, casas e escolas.
A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. Sua realização se dá por meio de brincadeiras, palestras, debates e mobilizações, que têm sensibilizado também para a incidência política, já que muitas prefeituras a tornaram parte do calendário municipal. Todas as atividades da Semana devem ser gratuitas e cada participante atua da melhor forma que puder e estiver ao seu alcance.
No Brasil, a Aliança pela Infância teve a iniciativa de difundir essa ideia há mais de dez anos e a data acabou tomando conta de uma semana inteira, de forma autônoma, por atores sociais diversos. Nos últimos anos, já se contabilizaram centenas de prefeituras engajadas e, só na última edição, cerca de 200 mil pessoas foram mobilizadas para o brincar. E a cada ano engajam-se mais e mais pessoas de todas as idades, bem como instituições que desejam promover o brincar infantil como forma de celebrar sua importância no desenvolvimento de todo ser humano.
fonte: Aliança Pela Infância