Todo mundo sabe da importância de ler com os filhos, do quanto faz bem para uma criança crescer em contato com livros. Mas livros são caros, às vezes não sabemos de cara o que comprar, e muitas da livrarias daqui parecem mais lojas de brinquedos . Por isso eu digo pra vocês: descobrir o que a Biblioteca Pública do Paraná tinha a oferecer para ler e brincar com o Francisco, meu filho de 5 anos, foi uma das coisas mais importantes dos últimos tempos. Hoje somos visitantes constantes lá: temos nossas carteirinhas (criança também pode fazer, só levar documento e R$ 2,50), assistimos às contações, fuçamos as muitas prateleiras e sempre voltamos pra casa com livros novos para ler (dá pra emprestar 3 por carteirinha, e ficar até 1 mês com eles, renovando pela internet!) – fiz uma listinha especial pro Muralzinho de Ideias, com 10 livros que já emprestamos de lá e que compartilhamos no instagram @acigarraeaformiga. São livros que a gente emprestou, leu e curtiu muito!
1. 365 PINGUINS
Coloco de cara um dos mais bacanas e engraçados que já emprestamos lá – esse voltou pra biblioteca e já entrou pra wishlist de livros que um dia ainda quero comprar, porque olha, é legal demais mesmo. Livrão grande, daqueles que nas mãozinhas dos pequenos parecem sumir (a gente adora esses!). A história então, é super divertida: uma família recebe em casa um pinguim (sim!), carregando um bilhete misterioso. No segundo dia, outro; no terceiro, um terceiro, e assim vai. No final, são 365 pinguins, comendo, dormindo nos lugares mais absurdos (tem que caber todo mundo!) e fazendo muito barulho. O livro é uma lição hiper divertida de matemática – a gente nem percebe que está fazendo altos cálculos contando a história.
Piazada que gosta de futebol e de histórias sobre o universo vai gostar demais desse livro. A história aqui é a seguinte: os deuses sempre curtiram futebol – então tinha o deus dos desvios, a deusa da impaciência, o deus do vôo (também conhecido como goleiro), sempre jogando altas partidas. Um dia, chutando para lá e para cá uma bola azul, ela foi parar longe, suspensa no espaço. E dali surgiu o planeta terra – onde hoje muita gente também ama futebol, e às vezes até os deuses voltam pra cá assistir nossas partidas. Livro super divertido, um jeito inusitado de conversar sobre as origens do universo e claro, sobre futebol.
3. DUAS DÚZIAS DE COISINHAS À-TOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ
Coisinhas que fazem a gente feliz: “alguém sempre por perto, um saco de bombom aberto, uma rima que deu certo” – esse é um trechinho desse livro pequenino mas cheio de amor. Eu fiquei bem louca quando achei ele lá – foi indicação de um amigo e é um livro que já está esgotado nas editoras há muito tempo, difícil de achar e muito, mas muito bonitinho. Mas eu admito que o que me deixou mais louca mesmo foi ver no carimbo atrás do livro que nós éramos os PRIMEIROS a emprestá-lo. Pode isso? Livro pequenino, rapidinho de ler, pra terminar com alegria no coração. Nhó!
Quer clássicos? A Biblioteca Pública é o lugar certo pra isso. É verdade que livros muito novos eles às vezes não tem, mas os clássicos estão todos lá sim senhor. Ruth Rocha, Ziraldo, Ana Maria Machado, Tatiana Belinky – todos esses grandes nomes da nossa literatura infantil estão lá pra serem lidos e relidos. Esse aqui eu não conhecia, então emprestei pra ler em casa com o Francisco – ele curtiu! É uma história clássica do folclore russo, recontada pela Tatiana Belinky – tem bastante repetição (os pequenos adoram!) e termina com lição de moral, como uma fábula tradicional. Pra quem curte tradições!
Esse foi daquelas surpresas boas que a Biblioteca reserva – foi indicação do pessoal de lá. Juro, no início estranhei um bocado o nome. Mas foi começar a ler o livro (e terminar logo em seguida, que a história é bem curtinha) e curtir demais. É a história de um pequeno pinguim que leva uma bronca da mãe – e se despedaça em mil pedacinhos. Cada um deles vai parar em um canto: do universo ao fundo do mar, da selva às montanhas. No final acaba tudo bem: a mamãe zangada recolhe os pedacinhos todos e costura-os um a um – e o livro termina com um pedido de desculpas. Uma metáfora delicada e divertida, cheia de sensibilidade.
6. QUANDO MAMÃE VIROU UM MONSTRO
Outro livro com o tema “mãe”, mas menos delicado e muito hilário. Aqui a história é pra dar risada mesmo – e no fundo, refletir um pouquinho, que não custa. Aqui é a mamãe quem se transforma – e em um monstro! Ela recebe um telefonema que vai receber visita dos sobrinhos à tarde para lanchar. Então começa a ajeitar a casa, preparar um bolo – e nada dos dois filhos ajudarem. Aliás, eles só apavoram – fazem uma bagunça terrível, brigam entre si, choram. Enquanto isso, a mãe vai se transformando: pedaços verdes e apavorantes começam surgir em em seu corpo. Tentáculos, dedos de bruxa, rabo – a criançada leva um susto! A sorte é que fica tudo bem – as crianças resolvem finalmente ajudar e a mãe vai voltando a ser mãe, ufa. O final é bem divertido, e as ilustrações também – tem jeito de gibi, com tirinhas bem coloridas e desenhos com cara de quadrinho.
7. MAURÍCIO – O LEÃO DE MENINO
Eu não costumo comprar livro pela capa, mas emprestar, ah, empresto sim senhor. Um livrão bonito como esse, com uma ilustração do Millôr na capa não podia decepcionar. E não decepcionou mesmo! Essa é uma história pras crianças mais velhas e também para adultos. Foi publicado pela primeira vez em 1969, e conta a história de um leão que mora dentro do guarda-roupa de um garoto. O menino morre de medo dele – até um dia em que decide abrir o armário e dá de cara com um leão muito do simpático, lambedor de bochechas. Livro lindo sobre medo, coragem e principalmente, amizade.
8. MEU PRIMEIRO LIVRO DE MASSA DE MODELAR
Esse é um livro bem diferente de todos aqui – mas é pra mostrar que nem só de literatura vive a parte infantil da biblioteca. Lá também tem livros de atividades, que ensinam a fazer jogos, a modelar massinha – como esse daqui. O livro original vem com a massinha junto, mas claro que o da biblioteca há muito está sem ela. Mas o bacana é que vem com várias ideias. Aqui em casa compramos uns pacotinhos de massinha, desses baratinhos mesmo, que secam rápido e não dá pra modelar muito – mas deu pra arricar relógio, uma cesta colorida salada de frutas e um caminhão de bombeiros que pareceu qualquer coisa menos um caminhão de bombeiros. Divertido!
Esses dias bati um longo papo com a dentista do meu filho sobre a dificuldade que muita mãe tem em convencer os filhos a cuidar dos dentes – e então ficamos lá no consultório dela vendo livros que tratam do assunto de forma lúdica e divertida. Esse aqui foi de longe o que eu mais curti, e corri pra biblioteca procurar pra ler em casa. Sorte, tinha! O livro é legal demais porque ensina muito sem ser chato – pelo contrário, é engraçado, bonito, repleto de colagens, rabiscos, detalhes em cada cantinho das páginas. A história é bem fantástica e maluca, e conta sobre esses terríveis trolls que atacam nossos dentes, e como se proteger deles. Altamente recomendado pra quem não gosta de escovar os dentes, mas também pra quem apenas curte um livro divertido!
10. O TAMANHO DO MEU SONHO
Pra terminar, um dos últimos livros que emprestamos lá e que deixou todo mundo encantado. Outro livro grandão, maravilhoso – olha o Francisco aí na foto segurando ele todo feliz. Em “O Tamanho do Meu Sonho” a gente vai descobrindo o sonho secreto dos mais diversos seres: tem a cegonha, a coruja, até o carro de bombeiros sonha acordado. Tudo muito poético, bonito, e com ilustrações de tirar o fôlefo. Livro bonito pra ler, reler, guardar, deixar em cima da mesa da sala, presentear, emocionar – ou seja, esse saiu da biblioteca e também entrou pra wishlist. Bonito demais!
Para outras dicas de livros bacanas pra ler com as crianças, acesse o blog ou o canal do youtube A Cigarra e a Formiga. Tem sempre coisa nova!
Por Daisy Carias
A Cigarra e A Formiga – Literatura Infantil e Mais
www.acigarraeaformiga.com