Atenção intérpretes e compositores da música infantil! De 20 de julho a 4 de setembro está aberto o cadastro para a Mostra CURITIBIM. Um evento cultural inédito em Curitiba, com abrangência nacional, que promete revelar e impulsionar as carreiras de intérpretes e compositores da canção infantil.
Idealizada pela Parabolé Educação e Cultura, com patrocínio da Mondelēz Brasil, a mostra ocorrerá em novembro no palco do teatro Guairinha e pretende projetar a capital paranaense como um dos principais pólos de produção musical para crianças.
Para participar é necessário ter mais de 18 anos de idade. A música não precisa ser inédita e nem de própria autoria, mas o artista deve deter autorização para o uso da canção ou o direito dela. Nélio Spréa, coordenador do CURITIBIM, destaca que não se trata de uma mostra competitiva, mas de uma seleção em busca de novidades. “Não há jurados, mas curadores. Eles selecionarão dez nomes com base em pesquisas feitas na internet e em avaliações dos inscritos no cadastro que há no site”, explica Spréa. Cada interessado poderá se inscrever e mencionar links de acesso ao seu portfólio, bem como cadastrar até duas músicas, entretanto, apenas uma será selecionada. Critérios como a qualidade da composição, a poética e a originalidade serão prioritários, tanto quanto a interpretação e performance do artista.
A curadoria é realizada por três artistas curitibanos que possuem uma trajetória profissional de destaque na música infantil: Milton Karam, compositor que dirige o Coral Brasileirinho há 22 anos e também autor de livros; Carlos Todeschini, produtor musical e regente do Coral Curumim há 27 anos; Rosy Greca, compositora, arte-educadora e produtora cultural há 30 anos.
Os dez nomes indicados serão convidados a participar da mostra. Suas apresentações serão gravadas e darão origem a vídeos disponibilizados no site do CURITIBIM, bem como o perfil de cada selecionado, com possibilidade de inserção de fotos, composições e demais conteúdos. Outro diferencial do evento é que a organização se responsabilizará por despesas como traslado, hospedagem e alimentação de todos os participantes.
“A música infantil deste século dialoga com uma nova concepção de infância e tende a se sofisticar, atendendo a um público mais exigente e preparado para o consumo de arte. Ela não é apenas objeto de deleite dos pequeninos. Os adultos se identificam com as letras e com as músicas e, cada vez mais, selecionam os produtos que apresentam aos seus filhos. Compor para crianças, muitas vezes, significa também compor para pais e professores”, conclui Spréa.
As Inscrições para o cadastro de intérpretes e compositores da canção infantil para participar da Mostra CURITIBIM são gratuitas e podem ser feitas do dia 20/07 a 04/09, pelo site www.curitibim.com.br
O evento será no dia 01/11 no teatro Guairinha, o ingresso custará R$20 a inteira e R$10 a meia.
fonte: Mostra CURITIBIM