Você conhece o documentário “Sementes do Nosso Quintal“?
Não? Eu também não conhecia. E aquelas listagens de 100 “coisas” (livros, filmes, viagens, …) que você deve fazer antes de… ? Esta sim, não é? Então, com convicção afirmo que, se fosse o caso de enquadramento, este documentário se encaixaria perfeitamente no que aqui poderíamos classificar como: 100 documentários que todos os pais e educadores deveriam assistir. Você já entenderá o porquê do encantamento pelo trabalho, como também saberá o porquê de estarmos falando dele aqui no Inspire-se.
“Sementes do Nosso Quintal” é um documentário longa-metragem que retrata o cotidiano da Te-Arte, uma escola de educação infantil da cidade de São Paulo, idealizada pela educadora Therezita Pagani. Com direção de Fernanda Heinz Figueiredo e roteiro de Renata Meirelles, o longa é fruto de anos de trabalho de captação de imagens (450 horas captadas) que transpõe o simples mostrar em detrimento do tentar entender e aprender mais com a criança. Não por menos, a obra está concorrendo ao prêmio da Academia Brasileira de Cinema.
Inspiração para o “Sementes do Nosso Quintal“, a Te-Arte, fundada na década de 70, “assim como a vida de um modo geral, não segue roteiros, planejamentos, rótulos, currículos ou métodos. Segue o rumo da experiência humana no seu ciclo de desenvolvimento, com todos os elementos que a compõe, ou seja, um arsenal de possibilidades e relações que não se encaixam em pré-roteiros, e muito menos em currículos pedagógicos pré-estabelecidos.” Através do filme somos transportados a esta escola onde a criança está acima de métodos e fórmulas de se educar. Onde natureza, música, arte, conflitos, magia e cultura popular regem o encontro destas crianças, as quais convivem diariamente entre diferentes faixas etárias. Ainda que aos seus 40 e poucos anos de idade, a Te-Arte continua sendo uma escola de vanguarda. Foge dos padrões de escolarização, avaliações descabidas, didatismos excessivos, assepsia, controle, cultura do medo e adultização da infância, que infelizmente ainda são características que se verificam na educação infantil brasileira.
Extenso para alguns? Sim! Porém, em seus 115 minutos de duração o documentário também provoca o espectador ao propor que este reflita sobre o tempo da infância: “um tempo estendido, um tempo outro, um tempo do imaginário, e nos convida a nós adultos, a deixar os atropelos e a correria das tarefas um pouco de lado para brincar, contemplar e imaginar, e resgatar a nossa criança interior.”
Palavras não são suficientes para registrar o encantamento que “Sementes do Nosso Quintal” desperta em quem o assiste. Pensando nisto, Cristiane Souza, escritora e fundadora do blog EntreCiclos, idealizou um evento que celebra a educação colocando pais e educadores pra pensar, repensar, refletir e discutir a educação dos pequenos.
Olha que ideia bacana! Pra comemorar o dia internacional da educação, celebrado em 28/04, Cristiane promoverá uma exibição especial do documentário seguida de um bate-papo com educadores convidados. Para a escritora, “a intenção não é dar respostas, mas motivar a reflexão sobre os diferentes métodos e práticas adotados hoje na Educação Infantil.”
O evento acontecerá no dia 30/04, quinta-feira, na Cinemateca de Curitiba, às 19 horas. E é totalmente gratuito. Para participar, é necessário realizar uma pré-inscrição online nos sites: Entreciclos e Muralzinho de Ideias. Sim aqui no Muralzinho de Ideias! É ou não é um projeto inspirador? Adoramos a ideia e para nós, seria impossível não apoiar uma iniciativa como esta.
Por se tratar de um evento gratuito, as vagas são limitadas. Então, não perca tempo! Utilize o formulário abaixo e se inscreva. Vamos celebrar e refletir juntos sobre a educação em nosso país!