Não tem nada mais mágico do que uma infância cheia de brincadeiras que moldam mentes curiosas e corações cheios de alegria.
Nesta Semana do Brincar (22 a 28 de maio), o Videocamp preparou uma lista de filmes para reforçar que o brincar é muito importante para todos. Cabe aos adultos garantir que toda a criança seja livre para elaborar sua vivência lúdica e se desenvolver de forma integral.
Confira a lista abaixo:
Naiá e a Lua (2010)
A jovem índia Naiá se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.
Disque Quilombola (2012)
Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória, mostrando suas raízes e revelando suas semelhanças.
O Fim do Recreio (2012)
No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola da capital paranaense, um grupo de crianças está disposto a mostrar a importância dos momentos lúdicos no ambiente escolar. Eles também deixam claro que esses momentos agradáveis podem ser preenchidos com brincadeiras diversas, música, dança, teatro e outras manifestações artísticas e culturais.
Sementes do Nosso Quintal (2012)
O dia a dia de uma escola bem diferente, a Te-Arte, idealizada pela educadora Therezita Pagani. Ela discorre sobre o potencial de uma boa educação para uma criança. No colégio, crianças de diferentes idades vivenciam as relações e os conflitos com os colegas, a natureza, as artes, a música e a cultura popular brasileira.
Tarja Branca (2014)
O documentário investiga as memórias infantis dos adultos e reflete sobre a importância do brincar em diferentes fases da vida e os impactos dessa escolha na vida social.
O filme pode ser assistido no Prime Video, sob assinatura, neste link.
Território do Brincar (2015)
A série busca revelar todos nós, humanos, por meio dos gestos e brincadeiras das crianças, que dizem respeito a arquétipos e a um inconsciente coletivo do homem.
O filme pode ser assistido no Prime Video, sob assinatura, neste link.
Jonas e o Circo Sem Lona (2017)
Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver em um circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.
O vídeo pode ser assistido no YouTube Filmes, sob assinatura, neste link.
fonte: Videocamp