Em 2023, a Semana Mundial do Brincar acontece entre os dias 20 e 28 de maio. Com o tema “A Natureza no Brincar”, a SMB convida a todos para valorizar ainda mais a natureza nas brincadeiras infantis. Qualquer pessoa pode participar, criando e executando ações relacionadas ao tema, desde que sejam gratuitas.
O objetivo da SMB é fazer um chamado coletivo para a valorização do ato de brincar, reforçar sua importância para o desenvolvimento das crianças e criar oportunidades para que as práticas se desenvolvam. A ideia da edição 2023 é que as atividades proporcionem espaço para uma relação de confiança, respeito e reconexão com os elementos da natureza: com a terra, com o vento, com a água etc.
A SMB busca chamar a atenção para a importância de nutrir a ação e a linguagem lúdicas da criança, pois acredita que brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo a sua volta, cria a si mesma e acredita em novos mundos possíveis.
Como realizar atividades durante a Semana Mundial do Brincar?
Pessoas de todas as cidades podem, voluntariamente, idealizar brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa e outras atividades em torno do tema “A Natureza no Brincar”, contando que sejam ações gratuitas.
As iniciativas podem ser presenciais ou virtuais e ocorrer em escolas, parques, clubes, praças, bibliotecas, universidades, ruas abertas e onde mais a criatividade alcançar, desde que sejam ambientes seguros e acolhedores para as crianças.
O convite é aberto a todos, e não apenas a espaços e organizações formalmente estruturados. Um grupo de amigos de um mesmo bairro ou pais de um mesmo condomínio, por exemplo, podem participar, assim como organizadores de outros eventos engajados na pauta da infância, seja em sua localidade ou em outras cidades próximas.
Uma dica é identificar pessoas com atuação com infância em sua cidade e convidá-las para fazer parte da Semana Mundial do Brincar, mobilizando atividades e divulgando-as em seus perfis nas redes sociais. Grupos de pais, educadores, lideranças comunitárias, comerciantes, organizações sociais, associações culturais, administrações públicas, artistas locais… todos podem contribuir na hora de realizar atividades e/ou disseminar a SMB.
É preciso realizar algum cadastro?
Interessados devem preencher o formulário de cadastro de atividades do evento, para que as ações sejam inseridas na programação nacional que fica disponível no site e nas redes sociais da Aliança, impulsionando assim a divulgação como parte de uma grande agenda nacional.
A inscrição está disponível neste site. A programação nacional ficará disponível a partir de 22 de maio, sendo atualizada todas as noites, com novas atividades inscritas.
Já nas ações realizadas localmente, fica a critério de cada organizador/a pedir a participantes inscrição prévia ou não (como no caso de algum grupo que queira ter uma noção de pessoas que estarão presentes para preparar o material necessário para a brincadeira, por exemplo).
Programação em Curitiba
A Casa Labirinto promoverá atividades nos dias 27 e 28 de maio. As ações acontecerão em três locais diferentes: na Loja Garimpê, na Casa Labirinto e no Museu Oscar Niemeyer. As crianças precisam estar acompanhadas de um adulto responsável.
Confira a agenda abaixo:
27/05 (sab) 10h – 15h
Loja Garimpê (R. Tapajós, 521 – São Francisco)
Brincadeiras no labirinto tridimensional com tijolinhos de espuma multicoloridos.
27/05 (sab) 10h – 18h
Casa Labirinto (Rua Nicolo Paganini, 65 – Vista Alegre)
Brincadeiras nos labirintos lúdicos e no labirinto no Bosque Alemão.
28/05 (dom) 10h – 18h
Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)
Brincadeiras no labirinto tridimensional com tijolinhos de espuma multicoloridos.
Programação em Araucária
A Casa das Palavras Brincantes, espaço da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realiza durante toda a semana uma série de brincadeiras, como cabelo maluco, pintura na mão ou no rosto, circo e contação de histórias. Além disso, o espaço conta com uma cama elástica e piscina de bolinhas, cedidos pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL).
fonte: Aliança pela Infância