O Bosque Reinhard Maack está aberto ao público! O local funciona aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h. Nos dias de semana, o bosque abre de terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, apenas para visitas agendadas de escolas. Para agendamentos, entre em contato com Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo site neste link ou pelo telefone (41) 3350-9891 com Matheus, da Gerência de Parques e Praças.
Com muita área verde e diversão para a criançada, o Bosque fica no bairro Hauer. A área, desde 1860, pertenceu à família Hauer, sendo desapropriado em 1986 e sendo entregue à cidade no final de 1989, ano em que foi inaugurado.
O nome do Bosque é uma homenagem de Curitiba à Reinhard Maack, geólogo e geógrafo alemão radicado no Paraná. O pesquisador descobriu o ponto culminante do sistema orográfico paranaense, ou seja, o ponto mais alto do estado: o Pico Paraná.
Com 16 brinquedos em madeira espalhados pela trilha, o Bosque garante diversão para as famílias. Entre as atrações, estão: escalada com gongo, escorregador, parede de escalada, trampolim, gangorra, salto, peso, muralha, hexágono, mirante e argola. Além de túneis para serem explorados, ponte para treinar o equilíbrio, pesca, bola ao alvo, e o preferido de todos: o teleférico.
São 78.000 m² de área coberta pela vegetação original de Curitiba, os chamados “Capões”. Neles, o Pinheiro do Paraná forma um andar superior que cobre os outros, onde aparecem a aroeira, caúba, pessegueiro-bravo, bracatinga, pau-de-bugre, o branquilho. No total, 45 espécies de aves completam a paisagem. Além disto, uma casa de educação ambiental faz do Bosque não só um local de lazer para os curitibanos como um ponto turístico para os visitantes da capital paranaense.
fonte: Prefeitura de Curitiba
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.