Educação

Vamos brincar com a Ciência?

08/06/2020
Vamos brincar com a Ciência?

Com o objetivo de estimular o conhecimento sobre o mundo da ciência e despertar o interesse do público infantojuvenil, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) lança uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência, uma série de iniciativas para que crianças e jovens percebam que princípios e estudos científicos podem ser identificados em atividades prazerosas. Toda quarta-feira, às 15h, o canal do MAST no YouTube, apresenta um vídeo novo, abordando um tema diferente que ensina o público a realizar uma brincadeira simples ou construir um aparato interessante, utilizando princípios científicos.

A ideia é mostrar que, mesmo em casa, é possível reunir alguns materiais e objetos para criar experimentos divertidos que mostram como a ciência funciona. Os ingredientes? Um armário da bagunça, aquela gaveta cheia de quinquilharias ou ainda aquela caixa cheia de inutilidades. Tudo pode ser utilizado para a experiência.

Ao longo da série de vídeos, o Brincando com a Ciência vai trazer conteúdos apresentando estímulos e experiências sobre temas como luz, cor, movimento, choques e faíscas, visão, percepção, astronomia, matemática, lógica e outros temas. No primeiro episódio, que já está no ar, cujo tema é o Som, a pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências (COEDU/MAST), Taysa Bassallo, ensina como fazer um sino com uma colher, um barbante e um copo. O público vai poder criar o seu próprio dispositivo e entender sobre a vibração que é transmitida por meio da corda e propagada com o ar que está dentro do copo.

Sobre o Brincando com a Ciência

A iniciativa foi criada em 1986 no MAST com o objetivo de oferecer um ambiente interativo em que a brincadeira seja o elemento de aproximação do público com a ciência. Com o aproveitamento de materiais disponíveis em casa, normalmente, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são construídos os mais diversos experimentos, como o foguete de água, o boliche ecológico, o detetive químico e o avião magnético. Voltada para toda a família, a atividade utiliza princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.

Cada aparato materializa um fenômeno científico que pode ser manipulado pelo usuário e gera situações imprevistas ou curiosas, criando, assim, uma atmosfera alegre e descontraída. O usuário procura em si mesmo possíveis explicações para os fatos e se abre, espontaneamente, para a busca do conhecimento.

Sobre a iniciativa MAST em Casa

Para manter-se próximo de seu público durante o período de isolamento social, o Museu de Astronomia e Ciências Afins realiza a iniciativa MAST em Casa, que reúne ações para levar conteúdo e conhecimento pela internet às pessoas. Esta unidade pesquisa vinculada ao MCTIC vem promovendo atividades que vão desde a Visita Remota ao Museu e a Experiência Virtual O Homem na Lua, até o aplicativo O Que É Voar? e moldes de brinquedos de papel para baixar, imprimir e montar, com temas pertinentes às atividades do Museu.

As séries de brinquedos abordam a exposição O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS (com moldes dos bonecos dos cientistas Albert Einstein e Henrique Morize e também representações da Lua e do Sol), a viagem espacial Missão Apollo 11 (com representações do foguete e dos astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong), os 35 Anos do MAST (com moldes de representações lúdicas do Prédio Sede do Museu e do Vitral de Urânia) e os Dedoches do Sistema Solar (moldes para fantoches de dedo, com representações do Sol e dos planetas).

Além disso, são realizadas lives semanais, pelas redes sociais do MAST, com a participação de museólogos e pesquisadores do Museu. No canal do MAST no YouTube também estão disponíveis vários vídeos breves da série Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia, com depoimentos de especialistas de diferentes áreas do conhecimento sobre aspectos ligados à pandemia de Covid-19, bem como as playlists das séries Semana Nacional de Museus 2020 e Semana dos Buracos Negros.

Para acessar todos os conteúdos, clique aqui.

 

fonte: Museu de Astronomia e Ciências Afins

A programação e informações descritas nesse post podem estar sujeitas a alterações por parte da produção do evento sem aviso prévio.

Onde

Para acessar todos os conteúdos, clique aqui.

Quanto

gratuito


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

OVOS GIGANTES FRITOS no centro de Curitiba? 🍳 Siiiiiim! A programação da VIRADA SUSTENTÁVEL em Curitiba promete transformar a cidade em um grande espaço de reflexão e ação sobre sustentabilidade, com intervenções artísticas, apresentações culturais e ações de conscientização. A obra EGGCIDENT, do artista holandês HenkHofstra, com ovos gigantes fritos na Praça Generoso Marques, é um dos destaques, chamando a atenção para questões ambientais, como o aquecimento global e as mudanças climáticas.Com início oficial no dia 14 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, o evento contará com shows, performances, oficinas e palestras, promovendo uma discussão profunda sobre sustentabilidade. Bora curtir a VIRADA SUSTENTÁVEL no feriado com a criançada? Confira a programação completa no site do Muralzinho de Ideias. Link na BIO, selecione PROGRAME-SE. Ou pede no direct, que envio 😉 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.