A história de três meninas afegãs que gostam de fazer “coisas de meninos” é o tema do quarto livro que agora integra a Coleção Livros na Timeline do Itaú.
O livro Entre Sonhos e Dragões, da jornalista Adriana Carranca, é uma fábula sobre a guerra e a luta pela paz. A narrativa é inspirada nas histórias reais de três meninas afegãs que Adriana entrevistou em viagens ao país durante os conflitos. São elas: Sadaf Rahimi, a primeira a disputar um campeonato mundial de boxe feminino, que sonha em pilotar aviões; Shamsia Hassani, a grafiteira de Cabul, que se dedica a reinventar com sua arte os muros destruídos pela guerra; e a skatista Farzana, aluna do projeto Skateistan, que ensina o esporte a meninos e meninas na capital e em Mazar-e Sharif.
No livro, as três meninas surpreendem os meninos ao trazerem ‘armas’ não convencionais – pincéis e tintas, um skate, luvas de boxe – para espantar os dragões que invadiram sua terra, metáfora dos aviões militares de caça que sobrevoam as casas a uma altura assustadora, interrompem os sonhos e, com as bombas que soltam (dragões que cospem fogo), compõem a trilha sonora da infância de milhões de crianças no Afeganistão e em outros países onde vivem em situação de guerra.
Ao criar uma história em que meninas e meninos lutam juntos, usando seus talentos no lugar da violência, a jornalista procurou tratar ao mesmo tempo do tema da igualdade de gênero e daquilo que acredita ser o único caminho possível para a construção da paz: investir no desenvolvimento das novas gerações através da educação, da arte, do esporte.
https://www.youtube.com/watch?v=TPs6rXo_sHw
O projeto Livros na Timeline foi criado para ser lido por um adulto para uma criança em sua primeira infância, pelo celular ou tablet, unindo leitura com tecnologia e as funcionalidades do Facebook Canvas, formato de anúncio full-screen interativo para mobile.