O Videocamp, plataforma on-line que reúne filmes com potencial de impacto, disponibilizou 18 filmes para debater sobre infâncias e educação. Os títulos fizeram parte da 5ª edição da Mostra Ciranda de Filmes, com produções que falam sobre a criança que fomos e que ainda somos, as infâncias e juventudes com as quais convivemos e as de diferentes culturas. As obras são uma parceria do Videocamp com a Ciranda de Filmes e estão disponíveis gratuitamente.
Filmes, infância e educação
A Ciranda de Filmes é a primeira mostra de cinema do Brasil com foco em infância, juventude e educação. Oferece uma seleção de filmes nacionais e estrangeiros, de todos os formatos e gêneros, rodas de conversa, vivências e oficinas com pensadores, educadores, artistas e cineastas, que inspiram, enriquecem e aprofundam a reflexão dos temas propostos a cada edição.
Com a curadoria de Patricia Durães e Fernanda Heinz Figueiredo, a mostra tem como proposta trazer filmes e experiências capazes de sensibilizar e fortalecer caminhos e utopias, ampliando a percepção de que não estamos sozinhos. Pelos quatro cantos do mundo, pessoas “cirandeiam” juntas, tecendo sonhos e histórias ricas em sentido, aprendizados e beleza.
A 5ª edição da Ciranda de Filmes, que aconteceu em 2019, teve como tema “Música, linguagem da vida”, e através de filmes e atividades, realizou exercícios diversos de escuta, aguçou os sentidos, movimentou o corpo de todos os participantes.
Algumas das obras estão disponíveis apenas para sessões coletivas, presencias e gratuitas (para, pelo menos, 5 pessoas), enquanto outras, estão disponíveis na categoria Assista Agora, que não há necessidade de agendamento e é possível assistir on-line e individualmente com a criação de um cadastro na plataforma.
Dessa lista de 18 filmes, os títulos disponíveis são:
– Tarja Branca
– Salu e o Cavalo Marinho
– Nunca Me Sonharam
– Do Luto à Luta
– Waapa
– Fonte da Juventude
– Terreiros do Brincar
– Território do Brincar
– Apart Horta
Demais títulos seguem disponíveis para agendamento de sessões.
Para assistir aos filmes selecionados, clique aqui.
fonte: Videocamp/Instituto Alana