Adicionar conteúdo audiovisual às aulas pode ser uma maneira incrível de tornar o aprendizado mais divertido e interessante. E a boa notícia, é que existem sites e plataformas que podem ajudar nessa tarefa! As sugestões são da Videocamp. Confira!
Por exemplo, a Cult.ne TV oferece um acervo enorme de cultura negra da América Latina, perfeito para diversificar o material. O Curta Na Escola disponibiliza curtas-metragens brasileiros gratuitos que podem ser utilizados como apoio pedagógico. O Ecofalante Play traz filmes que fazem pensar sobre questões importantes, enquanto as Exibições Públicas da Maria Farinha Filmes apresentam filmes conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ajudando a engajar os alunos em grandes causas.
Se está procurando algo para as crianças, o CineClubinho do Sesc Digital tem uma coleção de cinema infantil e juvenil. E para dar voz às comunidades indígenas, o Video nas Aldeias oferece produções audiovisuais feitas por essas comunidades. A Libreflix reúne filmes independentes que fazem refletir, enquanto a Plataforma Mercosul Audiovisual traz produções latino-americanas com recursos de acessibilidade. O Curta Doc é ótimo para quem gosta de documentários latino-americanos, e o Curta! Edu combina educação e entretenimento com uma oferta de conteúdos audiovisuais.
Essas plataformas e sites são ferramentas fantásticas para trazer mais vida e diversidade às aulas. Usar esses recursos pode ajudar a criar um ambiente de aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos.
Acesse os sites
Cult.ne TV: www.cultne.tv
Curta Na Escola: www.curtanaescola.org.br
Ecofalante Play: www.ecofalante.org.br
Exibições Públicas da Maria Farinha Filmes: www.mff.com.br
CineClubinho do Sesc Digital: www.sesc.digital/colecao/cineclubinho
Video nas Aldeias: www.videonasaldeias.org.br
Libreflix: www.libreflix.org
Plataforma Mercosul Audiovisual: www.play.mercosuraudiovisual.org/pt-br/
Curta Doc: www.curtadoc.tv
Curta! Edu: www.curtaedu.org.br
fonte: Videocamp