Tecnologia

10 monumentos internacionais em realidade aumentada para criançada viajar pelo mundo!

21/04/2021
10 monumentos internacionais em realidade aumentada para criançada viajar pelo mundo!

Você já ouviu falar em Realidade Aumentada?

Essa tecnologia, que está cada vez mais presente no nosso dia a dia, é muito utilizada por jogos de vídeo games, onde a pessoa consegue se sentir literalmente dentro do jogo. Algumas empresas também tem aderido ao recurso para destacar seus produtos e sua forma de navegar. O Google, por exemplo, foi um dos pioneiros na Realidade Aumentada, disponibilizando a pesquisa de bichos para coloca-los em qualquer ambiente (clique aqui para ver).

Mas afinal, o que é Realidade Aumentada?

Realidade aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais com elementos do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro.

Diferente da realidade virtual, que cria um ambiente totalmente digital, a Realidade Aumentada usa a tecnologia para inserir imagens interativas no espaço em que nos encontramos. Um dos exemplos mais populares disso foi o jogo Pokémon GO, que mostrava imagens dos Pokémons em ruas em parques.

Com a chegada da pandemia, alguns museus e monumentos pelo mundo tiveram que se adaptar e aderir ao uso da tecnologia para continuar tendo a visitação de pessoas, mesmo dentro de suas casas. Em virtude disso, o portal Just Real Moms selecionou 10 monumentos de 5 continentes diferentes que você pode apresentar para os pequenos de um jeito divertido e interativo.

Para ter acesso aos locais, basta fazer um cadastro gratuito no aplicativo Twinkl em um dispositivo iOS e acessar os links para projetar as construções em 3D na tela do seu celular ou tablet – você vai poder até tirar fotos ou gravar vídeos com as imagens em realidade aumentada.

Curta alguns dos monumentos famosos internacionais e boa viagem!

Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo, ícone da capital francesa, foi construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Em estilo neoclássico, foi projetado por Jean Chalgrin e inaugurado em 1836.

Faz parte do Eixo Histórico de Paris, uma série de monumentos e edifícios que se estende desde o Museu do Louvre até o Grande Arco de La Défense e foi criado originalmente a pedido do rei Henrique IV.

Muralha da China

A Grande Muralha da China é uma série de fortificações considerada Patrimônio Mundial da Unesco e eleita informalmente uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Com mais de 21 mil quilômetros em sua extensão máxima (incluindo trechos que já não existem mais), o monumento atravessa um deserto (o Deserto de Gobi), quatro províncias chinesas e duas regiões autônomas (Ninghsia e Mongólia Interior).

Torre de Londres

Uma das paradas obrigatórias em qualquer viagem à capital britânica, a Torre de Londres é na verdade um castelo que já serviu como residência real, depósito de armas e prisão, entre outras funções.

Fundada em 1066 às margens do rio Tâmisa, a construção passou por várias reformas e expansões ao longo dos séculos. Atualmente é protegida como Patrimônio da Humanidade.

Catedral de São Basílio

Localizada em Moscou, a Catedral de São Basílio foi construída sob ordens do czar Ivan IV (o famoso Ivan, o Terrível) entre os anos de 1555 e 1561. Fica localizada especificamente na Praça Vermelha, que também é Patrimônio Mundial da Unesco.

O edifício da catedral, que foi completamente secularizado em 1929, tem a forma de uma fogueira subindo ao céu, e é reconhecido por sua singularidade na arquitetura russa.

Ópera de Sydney

Também considerada um Patrimônio Mundial da Unesco, a Ópera de Sydney fica na baía de Sydney. É um dos maiores símbolos da Austrália e também a atração turística mais popular do país.

Sua construção começou em 1959, após um concurso que selecionou a ideia do dinamarquês Jørn Utzon. O arquiteto, porém, acabou se afastando do projeto em 1966, e o edifício só foi inaugurado em outubro de 1973.

Templo Dourado

“Templo Dourado” é como é chamado o Harmandir Sahib, o mais importante local de culto da religião Sikh. Fica na cidade de Amritsar, na Índia, a 455 quilômetros da capital Nova Délhi.

Durante muitos anos foi alvo de diversas tentativas de destruição, sendo constantemente reconstruído. Uma de suas reconstruções, em 1809, utilizou mármore e cobre como materiais, e em 1830 o templo foi revestido com lâminas de ouro.

Sinagoga de Jerusalém

Apesar do nome, a Sinagoga de Jerusalém não fica na cidade do Oriente Médio, e sim na rua Jerusalém, em Praga, na República Tcheca. Foi erguida para comemorar o jubileu do imperador Francisco José I da Áustria, quando a Áustria-Hungria ainda dominava a região.

Construída em estilo mourisco e art nouveau pelo arquiteto Wilhelm Stiassny, a sinagoga destaca-se pela fachada extremamente colorida.

Casa Branca

Residência oficial do Presidente dos Estados Unidos e sede do poder executivo, a Casa Branca fica em Washington D.C. e foi construída entre os anos de 1792 e 1800.

Precisou ser reconstruída após um incêndio durante a Guerra Anglo-Americana, em 1814, e passou por diversas expansões sob o mandato de diferentes presidentes.

Uma das suas redecorações mais famosas foi feita por Jacqueline Kennedy, esposa do então presidente John F. Kennedy.

Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame de Paris, erguida entre 1163 e 1345, é conhecida pela influência do estilo gótico em sua construção e pelos vitrais de suas janelas.

Foi palco de eventos importantes, como a coroação de Henrique VI da Inglaterra (em 1431, durante a Guerra dos Cem Anos), a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador em 1804 e a beatificação de Joana D’Arc pelo Papa Pio X em 1909.

Afrikaanse Taalmonument

O Afrikaanse Taalmonument (Monumento à Língua Africâner) é um monumento dedicado à língua africâner, falada na África do Sul e na Namíbia e desenvolvida durante o período de colonização neerlandesa na África.

A construção inclui várias estruturas, que simbolizam as influências de várias outras línguas e culturas. Foi inaugurado em 1975 e fica na cidade de Paarl, na África do Sul.

Bônus: Empire State Building

Gostou da ideia e quer viajar mais um pouquinho? É só acessar o modelo em realidade aumentada do Empire State Building, o famoso prédio de 102 andares localizado em Manhattan, em Nova York.

Projetado no estilo art déco por William F. Lamb e sua empresa de arquitetura Shreve, é um dos ícones culturais dos Estados Unidos, especialmente após aparecer em uma cena clássica do filme King Kong (1933), quando o gorila se pendura no prédio.

 

Para acessar a plataforma e ver os monumentos, clique aqui.

 

fonte: Just Real Moms


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

Até 19.05 você pode participar da 22ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS 🏛️Iniciativa que em 2024 tem como tema central “Museus, Educação e Pesquisa”, destacando a importância desses espaços como centros de conhecimento e pesquisa.Em diversos espaços culturais da cidade estão programadas ações, incluindo palestras, debates e exposições em vários museus. 👉 As atividades são gratuitas, com algumas requerendo inscrição prévia.Confira alguns locais abaixo👇e para saber mais sobre o que vai rolar em cada lugar, visite o site do Muralzinho de Ideias. Link na BIO, selecione PROGRAME-SE! 📍Caixa Cultural Curitiba📍Museu da Vida📍Museu Egípcio e Rosacruz Tutankha 📍Museu Municipal de Arte de Curitiba
📍Museu Oscar Niemeyer
📍Museu Paranaense📍Espaço Energia Museu Copel
📍MAI - Museu de Arte Indígena
📍Memorial Paranista📍Museu Alfredo Andersen
📍Museu da Fotografia Cidade de Curitiba
📍Museu da Gravura Cidade de Curitiba
📍Museu da Imagem e do Som do Paraná
📍Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE UFPR📍Museu do Expedicionário
📍Museu Ucraniano de Curitiba📍Memorial de Curitiba📍Museu de Arte Sacra de Curitiba#22SemanaNacionalDosMuseus #museu #semanadosmuseu #cultura #arte #exposição #22semanadosmuseus ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.