Literatura

10 livros para conversar sobre guerras com as crianças

08/03/2022
10 livros para conversar sobre guerras com as crianças

Nos últimos dias, muitas crianças têm expressado muitas dúvidas e angústias acerca da guerra entre Rússia e Ucrânia. As imagens veiculadas exaustivamente nos diferentes canais de comunicação têm tornado o conflito ainda mais próximo, despertando medo e curiosidade sobre o tema.

Pensando nisso, para apoiar as famílias nas conversas sobre um assunto tão delicado, A Taba, clube de assinatura de livros infantis, preparou uma seleção especial de livros que exploram o tema, seja pelo humor, pela poesia e, até mesmo, por contarem histórias baseadas em conflitos reais.

A intenção é de que essa pequena lista abra espaço para que adultos e crianças possam falar abertamente sobre o tema, possibilitando que possamos valorizar e cada vez mais lutar pela paz.

Confira a lista abaixo:

1. A Guerra
Autores: José Jorge Letria e André Letria

A Guerra: Diferente de qualquer livro, A guerra constrói sua temática com uma poética singular, revelando como ela surge em espírito e ação, devorando e silenciando tudo ao seu redor. Fruto da parceria de José Jorge Letria e André Letria, o livro que já recebeu 8 prêmios internacionais, é publicado pela primeira vez no Brasil na Coleção da Cigarra da editora Amelì, que tem como objetivo abordar assuntos polêmicos, e que devem ser debatidos para ajudar a formar leitores sensíveis e conscientes.

 

2. O Principio
Autora: Paula Carballeira

Depois de uma terrível guerra, que destruiu praticamente tudo, conhecemos a história de uma família sobrevivente, devastada por essa catástrofe, mas para quem, apesar de todas as dificuldades, há sempre um novo princípio. Se ficaram sem casa, “não importa”, diz a mãe, porque há um carro – e, com um carro, é possível viajar. Se têm menos posses, então terão igualmente menos trabalho em conservar esse parco património. E quando, a meio da noite, o medo os atormenta, podem sempre aconchegar-se uns aos outros até adormecer.

 

3. Juntos e Misturados: Uma história de galinhas
Autor: Cardon Laurent

Certa manhã, uma catástrofe aconteceu: Marcel, o galo branco, sumiu! O caos se instala no galinheiro. Quem seria a culpada: a raposa ou a doninha? As galinhas brancas, pretas e ruivas se unem para contra-atacar… mas como irão se organizar? Originalmente publicado em francês, este é o primeiro volume de uma série que tem as galinhas como personagens principais e já foi traduzido para o espanhol, catalão, italiano, coreano, russo, chinês, turco, grego e esloveno.

 

4. Os reis do parquinho
Autor: Joseph Kuefler

Certa manhã, Júlio decidiu se tornar o rei do parquinho. E todo mundo prometeu obedecer às suas regras. Todo mundo menos Joana, porque ela também quer ser rainha. Eles dividem o parquinho em dois até o momento em que não há mais nada para conquistar e nenhum amigo para dar ordens. Contada de forma leve e descontraída pelo autor e ilustrador Joseph Kuefler, este livro é uma sátira sobre poder e controle que mostra que estar no comando nem sempre é tão divertido quanto parece.

 

5. A cruzada das crianças
Autor: Bertolt Brecht

A cruzada das crianças é uma pequena obra-prima do francês Marcel Schwob (1867-1905), o “escritor dos escritores”, admirado por nomes como Oscar Wilde, Valéry, Borges e Roberto Bolaño. Publicado originalmente em 1896, o livro recria poeticamente a lendária cruzada das crianças de 1212 rumo a Jerusalém, a partir dos relatos de pessoas ligadas ao evento, incluindo um goliardo, um místico árabe, um leproso e os papas Inocêncio III e Gregório IX. Cada um dos oito capítulos traz uma versão diferente daquela trágica jornada rumo ao Santo Sepulcro, em narrativas conduzidas pelo texto cativante de Schwob ― “angelical e diabólico”, segundo Noemi Jaffe ―, apresentado aqui na bela tradução de Milton Hatoum.

 

6. Diário de Blumka
Autora: Iwona Chmielewska

Blumka, a autora deste diário, vive na grande casa, junto com o Doutor Korczak, a Senhora Stefa e 200 crianças órfãs judias. Zygmus, que devolveu a liberdade a um peixe; Reginka, que enchia de luz as noites mais escuras com suas histórias; Pola, que decidiu cultivar uma ervilha em seu próprio ouvido; Chaim, que foi a júri por destruir um formigueiro; o pequeno Pedrinha, que ajudou a descarregar a carroça de carvão com seu penico… Blumka escreve sobre todos em seu diário, e, quando lhe faltam palavras, ela desenha. Até o dia em que a Guerra começa, o diário é interrompido. Mas sua história fica registrada para sempre.

 

7. Seis homens
Autor: David McKee

Era uma vez seis homens que viajavam pelo mundo em busca de um lugar onde pudessem viver e trabalhar em paz. Até que um dia enfim encontraram a terra tão almejada. Mas por quanto tempo conseguiriam manter a guerra afastada do novo lar? Com astúcia e sensibilidade, o autor aborda questões de conflitos, intolerância e paz. • David McKee é um dos nomes mais adequados da literatura infantil mundial. Premiado no exterior e indicado nas escolas brasileiras, sua obra é sólida e tradicional. Seus livros são encontrados em diversos países e muitos já ganharam as telas de cinema.

 

8. Os De Cima E Os De Baixo
Autora: Paloma Valdivia

Há dois tipos de habitantes. Os de cima e os de baixo. Os de cima vivem da mesma forma que os de baixo. E os de baixo da mesma que os de cima, mas ao contrário. Os de cima e os de baixo é um álbum que se destaca pela simplicidade e originalidade da sua proposta narrativa e estética. Parta da concepção do mundo ao contrário, de uma espécie de reflexo da realidade numa dimensão paralela. Longe de partir do princípio de que existem estilos de vida diferentes ou antagónicos, a proposta tenta demonstrar que se trata de mundos que convivem lado a lado, que partilham costumes, que se complementam, com a diferença apenas de que os acontecimentos decorrem em planos opostos… duplicam-se, podem encontrar-se e coincidir. Um álbum para ler ao alto, ou de pernas para o ar, ao gosto de leitor; ideal para partilhar, podendo ficar um para cada lado.

 

9. A guerra do pão com manteiga
Autor: Seuss

Os Azuizinhos e os Laranjinhos são dois povos muito parecidos, mas que se acham bem diferentes. Isso porque eles não concordam de jeito nenhum em uma coisa: como passar a manteiga no pão. Por causa dessa diferença, eles resolveram construir um muro entre suas terras, assim poderiam ficar separados de vez de quem não pensava igual a eles. E se algum inimigo se aproximasse… A guerra poderia começar a qualquer momento! Nessa história em versos inspirada na Guerra Fria, Dr. Seuss provoca reflexões sobre o convívio em sociedade e a aceitação do diferente. Com um final aberto, cabe ao leitor decidir como essa disputa vai acabar.

 

10. Um outro país para Azzi 
Autora: Sarah Garland

Azzi e seus pais correm perigo e precisam fugir às pressas, deixando para trás sua casa, seus parentes, seus amigos, seus trabalhos e sua cultura. Ao embarcarem rumo a um país desconhecido, levam, além da pouca bagagem, a esperança de uma vida mais segura. Azzi terá de enfrentar a saudade que sente da avó e muitos desafios: aprender outra língua, compartilhar a preocupação dos pais, adaptar-se à nova casa e cidade, frequentar a nova escola e fazer novas amizades.

 

Todos os títulos indicados estão disponíveis para compra na Amazon, neste link.

 

fonte: A Taba


Compartilhe esta página

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.