viagem

Nova York com Crianças

07/05/2015
Nova York com Crianças

No dia 09/05, sábado, às 16h, na seção infantil da Livraria da Vila do Pátio Batel, acontece o lançamento do guia de viagem: Nova York com Crianças. De autoria de Fernanda Ávila, jornalista e coautora do blog Eu Viajo com meus Filhos e ilustrações de Paula Kranz, Nova York com Crianças pertence à série: Coleção Crianças a Bordo, da Pulp Edições.

Recheado de dicas super bacanas pra curtir em família, o guia traz desde as mais tradicionais como: onde comer, dormir e comprar, até sugestões incríveis de diversão e programação cultural e artística para criançada. Nova York com Crianças é, antes de mais nada, um projeto inspirador porque é um guia de viagem elaborado por uma mãe (Fernanda) em parceria com suas filhas: Olívia (5 anos) e Marina (11 anos). Um guia que, além de informar e orientar, diverte e instiga, pois revela as descobertas das miniviajantes muito curiosas e “redescobertas” de Fernanda depois que se tornou mãe.

Nós, do Muralzinho de Ideias, adoramos o guia e tivemos o privilégio de sermos apresentados à autora e “coautoras mirins”. E, como todos já sabem, iniciativas que motivam são nossas favoritas. Inspiradíssimos, combinamos em forma de entrevista, de apresentá-las aqui para vocês.

Fernanda, Nina e Lili sejam bem vindas ao nosso Muralzinho!!!

DSCN0734

Quais motivações te levaram a elaborar um guia de viagem com crianças tendo como auxílio/parceiras suas filhas?

Fernanda: Eu sou apaixonada pela cidade, é um lugar onde me sinto a vontade, tenho meus cantinhos preferidos, gosto de voltar sempre que posso. Acabei transmitindo isso para as meninas também. Quando fui a primeira vez com a Marina, em 2013, ela mesma pesquisou e fez uma lista dos lugares que gostaria de conhecer. Na volta, registrou tudo o que mais gostou e passou a dar dicas para as amigas que iriam para lá também. Ela tem talento pra isso! Como sou sócia de uma editora de guias de viagens e já temos uma coleção chamada Crianças a Bordo, com vários títulos de sucesso, Nova York acabou sendo uma escolha meio óbvia. Então, durante o processo de criação do guia, voltei com as duas, para que a Olivia também tivesse essa experiência e eu pudesse incluir as escolhas dela no guia. Foi muito bacana, pois elas têm seis anos de diferença e personalidades bem diferentes.

 

Como foi participar da elaboração do guia de viagem “Nova York com Crianças” com a mãe de vocês?

Olívia: Achei legal ajudar a mamãe porque fomos em um monte de lugares para crianças e brincamos muito.

Marina: Foi muito legal, porque Nova York é uma cidade linda que tem um monte de coisas pra fazer. A primeira vez que eu fui, amei. Na segunda foi muito legal mostrar para a minha irmã, ir em lugares novos e voltar nos que eu já tinha gostado.

CentralPark (1)

 

Aos 12 anos de idade, numa viagem em família, você visitou NY pela primeira vez. Anos depois, em oportunidades distintas, apresentou a cidade a suas filhas. Quais semelhanças e diferenças entre viajar hoje e naquela época com crianças?

Fernanda: Naquela época era muito mais difícil viajar para fora do país, poucas pessoas tinham essa oportunidade e a cultura da viagem internacional não era tão forte como hoje. Viajar com filhos era mais raro ainda. Os poucos amigos que haviam feito viagens grandes com a família, tinham ido para Orlando. A nossa viagem naquela época acabou influenciando muito o meu modo de viajar até hoje: ficamos bastante tempo na cidade, alugamos apartamento, misturamos programas turísticos com programas que os moradores da cidade fazem (pois estávamos visitando tios e primos que viviam lá) e não perdemos muito tempo com compras. Essas são as características em comum das experiências que vivi naquela época com meus pais e busco transmitir para as minhas filhas. E a grande diferença é a informação: hoje temos acesso a blogs, guias, programas de TV, dicas de amigos que vão com frequência, revistas etc. Podemos comprar os ingressos online, fazer reservas com antecedência e até ver os lugares antes pelo Google Earth! E eu acho isso incrível, pois planejar uma viagem é muito gostoso.

DSCN0648

Museu da Matemática

Atualmente, crianças participam ativamente da vida de seus pais. Motivo pelo qual, diversos estabelecimentos inseriram em seus espaços: “Menu Kids”, “Espaço Kids”, WC família, etc. Como é a receptividade/acolhimento de famílias com crianças em viagens?

Fernanda: Há lugares onde as crianças são recebidas melhor e outros onde não há tanta infraestrutura para isso. Mas, de forma geral, acho que as famílias devem se adaptar à cultura da cidade e entender que uma viagem com crianças têm outro ritmo. Se você tem um filho que dorme cedo e faz manha se estiver com sono, não adianta reservar um restaurante sofisticado tarde da noite. Vai acabar se incomodando, passando vergonha e não aproveitando aquela experiência que poderia ser muito bacana em uma viagem de casal, por exemplo. Por isso o planejamento é tão importante. São coisas simples como: andar com lanchinhos na bolsa, levar um trocador portátil para o caso de não ter onde trocar o bebê; andar com um carrinho guarda-chuva leve para ter mais mobilidade; na hora de reservar um restaurante, certificar-se antes se as crianças serão bem vidas; verificar no cardápio se há pratos que seus filhos comem. Isso funciona na cidade mais exótica da Ásia até em uma grande metrópole ocidental como Nova York!

DSCN0828

Books of Wonder

 

Dicas para mães e pais “marinheiros” de primeira viagem.(preparativos; planejamento: custos/desejos; épocas do ano: clima; alimentação; saúde; transporte; acomodações; compras)

Fernanda: São muitas, rsrsrsrs, melhor ler o guia! Mas o principal é: planejamento, informação e tranquilidade! Faça o possível para levar um pouquinho da rotina que seu filho tem em casa para a viagem, respeitando horários de sono e alimentação. Entenda que o ritmo de uma viagem com crianças é outro e todos têm que estar felizes e dispostos para que a viagem cumpra o seu papel. Sou da opinião de que não há restrição de destino ou clima para levar os pequenos, desde que vocês estejam preparados para o que vão encontrar. Claro que pode haver imprevistos, mas é importante encarar com bom humor, se divertir, fugir daquele estresse tão comum no nosso dia a dia e se dedicar aos filhos na viagem, tentar ver o mundo com os olhinhos deles, dar espaço para que eles observem e tirem as suas próprias conclusões. E para que brinquem também, afinal são crianças!

 

Dicas para filhos “marinheirinhos” de primeira viagem. (“explorando a cidade do seu jeitinho”)

Marina: Peça para a sua mãe levar você na Times Square, mesmo que ela ache que é muito turístico. Essa é a parte que eu mais gosto da cidade. Parece que estamos em um filme.

Olívia: Eu gostei de brincar nos parquinhos. Tem um (playground Moira Ann Smith, no Madison Square Park) que tem um escorregador que a gente escorrega pelos braços. Também foi legal brincar na neve do Central Park.

DSCN0635

Playground Moira Ann Smith

 

Vocês estão elaborando a agenda cultural do Muralzinho. O tema é Férias em NY. Destaquem aqui para gente 10 ideias imperdíveis de programação cultural e artística pra crianças.

1. Visitar o Museu de História Natural.
2. Assistir um show para crianças no Jazz Standard.
3. Passar horas folheando livros na livraria Books of Wonder.
4. Conhecer o MoMa.
5. Relembrar as aulas de história na área do Egito do Metropolitan Museum.
6. Assistir um musical da Broadway (The Lion King, Annie, Cinderella, Matilda, Aladim etc)
7. Experimentar um monte de comidas diferentes na feira de Smorgasburg (em Williamsburg)
8. Ver uma peça de marionetes no Swedish Cottage.
9. Ir no Museu da Matemática.
10. Andar muito pela cidade, afinal é nas ruas onde pode-se ver a grande diversidade cultural da cidade!

 

Gostaram? Férias chegando e vocês estão programando uma viagem com seus filhos? Querem um guia de viagem com dicas incríveis? Então, não percam tempo! Vocês podem adquirir Nova York com Crianças no evento de lançamento na Livraria da Vila do Pátio Batel, na Livraria Cultura aqui no site do Muralzinho, na Likestore da Pulp Edições e nas melhores livrarias do Brasil.

convite_NYCC

 


Compartilhe esta página

Muralzinho no Face

‼️DISTRIBUIÇÃO GRATUITA de mudas de PAU-BRASIL‼️Oooopa! Cola aqui 👇Na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1.500), a Prefeitura de Curitiba fará distribuição gratuita de uma espécie inédita: o pau-brasil. 📍 As distribuições serão feitas na manhã desta terça-feira (23/04), em todas as regionais de Curitiba. Regional Bairro NovoRegional CICRegional Boa VistaRegional BoqueirãoRegional CajuruRegional MatrizRegional PinheirinhoRegional PortãoRegional Santa FelicidadeRegional TatuquaraSerão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).Além do pau-brasil, os interessados poderão coletar espécies nativas, como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha.Tem os endereços das Regionais e quer saber o horário certinho para retirar a sua mudinha? Pede no direct/mensagem privada que envio! 🪴💛 ... Ver maisVer menos
Siga nossa página

Sua marca no Muralzinho

Anuncie aqui

Menu

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Licença e Direitos.